MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Minutos destinados ao lanche devem ser incluídos em horas extras
Direito do Trabalho

Minutos destinados ao lanche devem ser incluídos em horas extras

Independentemente das atividades realizadas, todo o tempo excedente deve ser computado.

Da Redação

quarta-feira, 28 de outubro de 2020

Atualizado às 09:00

Por decisão da 7ª turma do TST - Tribunal Superior do Trabalho, a Volkswagen do Brasil Indústria de Veículos Automotores Ltda. terá de pagar como jornada extraordinária os minutos diários destinados ao lanche/café de um reparador de carrocerias de sua unidade de São José dos Pinhais/PR.

A decisão segue o entendimento pacificado pelo TST de que as variações de horário do registro de ponto que ultrapassem o limite máximo de 10 minutos diários devem ser consideradas como tempo à disposição do empregador.

 (Imagem: Freepik)

(Imagem: Freepik)

Entenda o caso

Segundo o Tribunal Regional do Trabalho da 9ª região, a Volkswagen desconsiderava os minutos registrados nos cartões de ponto que antecediam e sucediam a jornada de trabalho. Assim, condenou a empresa ao pagamento dos minutos excedentes da jornada normal como horas extraordinárias, excetuando, contudo, os minutos destinados ao lanche, sob o fundamento de que eles não constituem tempo à disposição da empregadora.

Publicidade

Tempo à disposição da empresa

O relator do recurso de revista do reparador, ministro Evandro Valadão, explicou que, de acordo com a Súmula 366 do TST, se ultrapassado o limite de 10 minutos diários nas variações do horário do registro de ponto, todo o período excedente deve ser considerado como tempo à disposição da empresa, independentemente das atividades desenvolvidas pelo empregado nesse tempo residual (troca de uniforme, lanche, higiene pessoal, etc.).

Segundo o ministro, o pressuposto fático relativo ao trabalho efetivo nos minutos residuais não é obstáculo ao pagamento das horas extras.

A decisão foi unânime.

Leia o acórdão.

Informações: TST.

Patrocínio

Patrocínio Migalhas